APARELHO ORTODÔNTICO

A higiene bucal para pacientes que usam aparelho ortodôntico fixo requer cuidados especiais e atenção redobrada.

A nova amiga inseparável dos pacientes que usam aparelho é a escova interdental. Ela alcança áreas dos dentes que são difíceis de ser alcançadas com a escova de dentes padrão, como por exemplo as superfícies próximas ao fio ortodôntico e o espaço entre os dentes, removendo alimentos e placa bacteriana, e reduzindo assim o risco de gengivite e cáries.

Vídeo explicativo sobre o uso  da escova interdental.

ALGUNS MODELOS E MARCAS

 

O fio do aparelho dificulta o uso do fio dental ente os dentes, por isso é indicado o uso do passa fio, que nada mais é do que uma agulha de plástico, onde se coloca o fio dental e auxilia na introdução deste por debaixo do fio ortodôntico. No início, é um pouco complicado, mas com o passar dos dias o paciente adquire a habilidade necessária, facilitando e tornando mais rápida a higiene.

Vídeo explicativo sobre uso do passa fio.

ALGUNS MODELOS E MARCAS

 

Existe o super floss que é uma peça única que já vem pronta, nele não há necessidade de passar o fio dental pelo passa fio.

A escova de dentes deve ser a macia. Existem diversos tipos e modelos, cada qual com sua indicação. As escovas dentais padrão (o modelo normal) podem perfeitamente ser usadas, desde que seja feita a técnica de  escovação adequada.Lembre-se que as escovas dentais sofrem maior desgaste nas pessoas que usam aparelho, portanto a vida útil delas é menor. Quando perceber que as escovas estão com as cerdas desgastadas, troque-as. Não guarde as escovas de dente sem antes lavá-las adequadamente, isto pode gerar acúmulo de restos de alimentos na mesma.

Vídeo explicativo sobre uso da escova dental em pacientes com aparelho ortodôntico.

Escova que apresenta a forma de um tufo, possibilitando higienizar cada área do braquete com mais facilidade, limpando um por um de cada vez, assim como dente a dente.

Desenvolvidas para usuários de aparelho, as escovas ortodônticas possuem cerdas com um corte em formato de "V". As cerdas do centro são mais baixas e permitem a limpeza dos braquetes, as cerdas laterais limpam os dentes acima e abaixo dos braquetes.

Os enxaguantes bucais são indicados para pacientes que usam aparelho, contudo, antes deve ser feita uma adequada higienização com a escovação, uso do fio dental e limpeza da língua. Ele é apenas um meio auxiliar de prevenção, reduzindo as bactérias que causam a gengivite, a placa bacteriana e o mau hálito. Seu uso deve ser orientado pelo dentista, principalmente com relação à quantidade de vezes por dia. Não utilize produtos que contenham álcool em sua fórmula.

 IMPORTANTE:
O tempo gasto na higiene de dentes com aparelho ortodôntico é cerca de três vezes maior, portanto organize-se para isso. Lembre-se sempre de escovar os dentes após as refeições.

 Ainda com todos estes cuidados com a higiene bucal, é fundamental fazer uma profilaxia dentária (limpeza dentária) com seu dentista a cada 06 meses.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon