Orientações para restaurações com resinas

O objetivo do tratamento estético restaurador com as resinas compostas é restabelecer e corrigir a função e a estética dental, visando sempre a manutenção da saúde. É realizado a partir de um criterioso planejamento inicial embasado nas necessidades e anseios do cliente. Este planejamento irá definir o plano de tratamento específico para o caso clínico, abrangendo a seqüência dos procedimentos a serem realizados e os tipos e opções de materiais odontológicos que serão aplicados.

Os procedimentos realizados em resinas compostas, principalmente em restaurações de dentes anteriores, estão sujeitos a fraturas, trincas ou "lascas" devido aos esforços mastigatórios ou hábitos parafuncionais como apertamento ou bruxismo. Dependendo de cada caso clínico, os reparos podem ser realizados em consultório, sendo posteriormente reavaliada a necessidade de algum outro tipo de intervenção, como por exemplo, o uso de uma placa de proteção ou até mesmo a substituição por um trabalho em cerâmica.

Tratamentos realizados em resina composta algumas vezes necessitam de desgastes da estrutura dental, que podem variar quanto a sua quantidade, dependendo de diversos fatores como a posição do dente, restaurações pré existentes insatisfatórias, alterações de cor, cáries,  dentre outros. Algumas vezes é possível que, devido ao preparo da estrutura do dente, algum tipo de sensibilidade possa aparecer, sendo que na maioria dos casos ela é passageira e desaparece. Caso a sensibilidade aumente ou persista, avise ao seu dentista. A necessidade de realizar tratamentos de canal em dentes que foram tratados com resinas pode ocorrer nos casos de maior proximidade com a polpa (nervo). Nesses casos, após o tratamento, o paciente acusa muita sensibilidade, dor persistente e espontânea e deve voltar para o seu dentista.

As restaurações em resinas compostas necessitam de uma manutenção periódica, que ocorre no período de 10 meses, onde as margens da restauração são avaliadas e a superfície polida. Disponibilizamo-nos a prestar este serviço com resinas de alta qualidade e específicas para cada caso.


Para uma maior durabilidade das resinas:

- Evite alimentos pigmentados, principalmente logo após o tratamento e antes do polimento final
- Faça a higienização sempre após as refeições conforme orientações do seu dentista
- Faça as revisões e manutenções a cada seis meses