PRÓTESES FIXAS UNITÁRIAS E MÚLTIPLAS
Sobre dentes e sobre implantes

As próteses fixas são dentes artificiais que surgiram inicialmente para reabilitar dentes com sua porção coronária perdida, seja por cárie, fratura ou desgaste,  com a raiz em condições de ser aproveitada com ou sem o canal tratado (coroas unitárias),  ou para repor dentes totalmente perdidos usando os dentes vizinhos como apoio (próteses fixas múltiplas, popularmente chamadas de pontes fixas).  Nos tratamentos com implantes dentários, tanto  a coroa unitária como a prótese fixa parcial múltipla passam a ser apoiadas nos implantes, funcionando de forma semelhante às próteses fixas sobre dente, devendo seguir a mesma forma de cuidado, manutenção e higienização, a diferença é que uma é sobre dente e a outra sobre implante. As próteses fixas múltiplas sobre dentes (pontes) vem sendo cada vez menos utilizadas com o surgimento dos implantes, por este ser um tratamento mais conservador, onde os dentes vizinhos são preservados. As próteses fixas sobre dentes ou implantes podem ser confeccionadas em resina (menos resistentes), metal e cerâmica ou metal free (cerâmica pura, sem metal). Essas prótese devem ter cuidados específicos quanto à higienização e manutenção para uma maior longevidade das mesmas.

A limpeza das proteses fixas

Os pacientes portadores de próteses fixas unitárias (coroas), devem higienizar da mesma forma que é feita nos dentes naturais (ver página que fala sobre higienização bucal). Já os pacientes portadores de próteses fixas parciais (pontes) além da higienização convencional devem utilizar alguns dispositivos para auxiliar na limpeza das áreas onde  a escova não alcança. 

Escovas interdentais

Ela alcança áreas dos dentes que são difíceis de ser alcançadas com a escova de dentes padrão, como por exemplo as superfícies próximas ao pilar da prótese e área do pôntico (do dente ausente) e o espaço entre os dentes, removendo alimentos e placa bacteriana, e reduzindo assim o risco de gengivite, perda óssea, cáries e infiltrações (nos casos de próteses sobre dentes.

ALGUNS MODELOS E MARCAS

 

Passa Fio

 

As próteses fixas sobre dentes e implantes (pontes) são unidas, impedindo o uso do fio dental de forma convencional, por isso, é indicado o uso do passa fio, que nada mais é do que uma agulha de plástico, onde se coloca o fio dental e auxilia na introdução deste por debaixo do fio ortodôntico. No início, é um pouco complicado, mas com o passar dos dias o paciente adquire a habilidade necessária, facilitando e tornando mais rápida a higiene.

ALGUNS MODELOS E MARCAS

 

Existe o super floss que é uma peça única que já vem pronta, nele não há necessidade de passar o fio dental pelo passa fio.

Vídeo explicativo sobre uso do passa fio.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon